Porcelana desde 1775
O início da actividade industrial da família Tognana remonta a 1775, no sector dos tijolos. A atual empresa de louças cerâmicas foi inaugurada em 1946, passando em pouco tempo da majólica à porcelana, fabricada pelos métodos tradicionais de cozedura, sinterização e vitrificação. A empresa rapidamente se tornou um dos maiores produtores nacionais de pratos de porcelana de alta qualidade e sua reputação melhorou ainda mais com a fusão com a New Fontebasso S.p.A. em 1989.
Atuando no Grupo desde 1976, este último foi a continuação, após uma sequência de acontecimentos, da gloriosa Sociedade Cerâmica Andrea Fontebasso S.p.A, em atividade desde 1760 na produção de louças cerâmicas e, posteriormente, de porcelana fina.
A parceria com a Família Morosi iniciou-se em 1998, culminando com a compra de todo o imóvel em 2000 e dando início ao relançamento da marca. Hoje a marca Tognana tornou-se líder indiscutível de mercado na fabricação de louças cerâmicas.

1775
A família Tognana começou a trabalhar na indústria de tijolos em 1775.

1964
O atual negócio de louças cerâmicas foi inaugurado em 1946, passando rapidamente da confecção de objetos em faiança para a porcelana através dos métodos tradicionais de cozedura, sinterização e vitrificação.

1985
Em 1985 a empresa começou a colaborar com designers de renome internacional como Mila Schön e Matteo Thun.

1989
Andrea Fontebasso 1760 foi adquirida em 1989. É uma marca de longa data de Treviso que fabricava peças de cerâmica antigas para nobres do século XVIII. Na verdade, os Fontebassos eram uma família de ceramistas que trabalharam em Treviso desde meados do século XVIII até 1862.
Ao relançar esta prestigiada marca, o grupo Tognana alcança fama internacional e oferece uma gama de produtos de alto desempenho e qualidade a consumidores cada vez mais exigentes e conhecedores. Louça cerâmica com formas elegantes e decorações de estilo clássico onde a tradição artesanal se encontra com a inovação, ligada à investigação tecnológica e à lógica de distribuição.

1990
A parceria da empresa com a família Morosi iniciou-se no final da década de 90 e culminou com a aquisição da empresa por esta última em 2000. Isto conduziu a importantes mudanças e investimentos, direcionados nomeadamente para a atualização dos sistemas e ciclos de produção.

2009
Em 2009, um novo crescimento induzido pela gestão levou à instalação das primeiras linhas de panelas de alumínio fundido com revestimento interior cerâmico que marcou um novo começo para a empresa.

2012
A marca foi ampliada para incluir as primeiras cafeteiras Tognana.

2014
Com o passar do tempo, a empresa continuou a fazer investimentos cada vez maiores no segmento de panelas: além de importantes pesquisas sobre economia de energia, a linha de panelas Evoluta foi lançada em 2014. Roq & Ubiqua, com um design coordenado de talheres e utensílios de cozinha, surgiu um ano depois.

2016
O ano de 2016 foi dedicado à linha Floatech que trouxe ao mercado esta revolucionária superfície interna de utensílios de cozinha.

2017
Foi lançada a linha Diamantea com revestimento interno reforçado com pó de diamante que resiste a até 100 mil ciclos de uso de utensílios metálicos de cozinha.

2020
A Tognana oferece uma seleção de têxteis de alta qualidade para a cozinha: toalhas de mesa, passadeiras, jogos americanos, panos de prato, aventais, luvas e porta-panelas, almofadas. Decore a cozinha e o living com padrões modernos.

2021
A nova coleção feita com impressão digital oferece alta resistência e decoração de qualidade superior, também disponível em relevo. Além disso, a cadeia de abastecimento curta, 100% italiana, respeita o meio ambiente graças ao menor consumo de energia.
Estratégia multicanal
A estratégia de distribuição da Tognana compreende vários canais: desde 1000 lojas de retalho até 600 lojas grossistas, incluindo a HO.RE.CA. Setor ao qual a empresa dedicou um catálogo específico que inclui mais de 1600 referências.
Presença no exterior
Além de gerar 70% do seu volume de negócios total em Itália, a Tognana também atua no estrangeiro, em particular na região dos Balcãs da Europa e nos EUA.
Investimentos
Os investimentos realizados nos últimos anos transformaram a Tognana numa importante empresa transformadora e numa marca internacional bem estabelecida que vende mais de 25 milhões de peças por ano, ao ponto de duplicar o seu volume de negócios, equivalente a 43 milhões de euros em 2015, nos últimos cinco anos.